Teve início na manhã de quinta-feira, dia 20, em Barra do Garças, a etapa de capacitação presencial sobre o PDDE e Ações Integradas promovida pelo CECAMPE-CO,em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso – SEDUC-MT e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso – Undime-MT.

barra 1

A abertura do evento ocorreu na Prefeitura Municipal de Barra do Garças no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, e contou com a presença do vice-prefeito da cidade, Sivirino Souza dos Santos, que também é secretário municipal de Educação e de Débora Regina Martins Silva, superintendente de educação do município. Integraram ainda a mesa de abertura, Eduardo Ferreira da Silva, secretário municipal de Canarana e presidente da Undime-MT, Kerla Quinteiro Amorim, representando o Secretário de Educação do Estado, Alan Porto e Lilian Ferreira Silva Ferraz Diretora adjunta da DRE/Barra do Garças. Daer Mota, representou o FNDE e a equipe do CECAMPE, foi representada pelos professores Remi Castioni e Adriana Almeida Sales de Melo.

O vice-prefeito da cidade e atual secretário municipal de educação, destacou a importância da capacitação para as escolas e disse que o município está empenhado em executar todos os recursos dos programas de manutenção escolar, inclusive de anos anteriores, onde ainda existem saldos a executar. Fez um apelo para que estes recursos sejam utilizados pelas escolas na melhoria da aprendizagem. Na mesma direção, o dirigente da Undime-MT, Eduardo Ferreira da Silva, destacou a necessidade de os municípios estarem atentos a execução dos recursos repassados e do compromisso em atender às solicitações dos programas que passam a demandar maior número de informações, como foi o caso recente do Novo FUNDEB, que exigiu o cumprimento de algumas condicionalidades para que os municípios recebam no ano que vem mais recursos da dimensão do VAAT, prevista no fundo educacional.

barra 1

O professor Remi Castioni, em seguida à abertura do evento, apresentou o diagnóstico da situação da execução do PDDE no estado do Mato Grosso e destacou a necessidade das escolas acompanharem os saldos existentes nas contas. O Banco do Brasil, representado por Paulo Gustavo Mota Maranhão e pelo gerente-geral, José Aristeu Araújo Almeida, da agência local, apresentaram em detalhes como as escolas devem gerir os recursos depositados nas diversas contas do Banco do Brasil e apontaram, o uso do Gerenciador Financeiro, como um grande aliado na gestão dos recursos. O gerente-geral anunciou durante a exposição que a agência local estuda uma forma de melhor atender as escolas em horários específicos e também a adoção do Banco do Brasil itinerante, que vai até as escolas ajudar na solução dos problemas.

barra 1

O representante do FNDE Daêr Mota e a professora Adriana Almeida Sales de Melo conduziram uma sessão de perguntas e respostas e dúvidas sobre as questões mais recorrentes na execução do programa. Na sexta-feira, dia 21, a atividade consistiu na apresentação sobre os programas do transporte escolar. Com a apresentação do pesquisador, Clerismar Longo, do CECAMPE-CO, os participantes conhecerem as formas de operacionalização do Sistema Eletrônico do Transporte Escolar – SETE e do Programa de Apoio ao Transporte do Escolar – PNATE, assim como do Programa Caminho da Escola, que financia a aquisição de veículos escolares para o transporte do escolar.

Sobre o PNATE os presentes tiveram acesso às informações sobre a execução dos recursos e as formas de utilização de saldos não utilizados durante a Pandemia.

As atividades do CECAMPE-CO prosseguem na próxima semana no Mato Grosso do Sul, nas cidades de Chapadão do Sul, nos dias 24 e 25 de outubro e em seguida, na cidade de São Gabriel do Oeste, nos dias 26 e 27 de outubro. Nestas cidades serão realizadas atividades que visam atender não somente as escolas destes municípios, mas também os municípios do seu entorno.