Entre os dias 24 a 27 de outubro, com a formação de uma centena de gestores de escolas públicas do Estado do Mato Grosso do Sul, que integram a região Leste do Estado, o CECAMPE-CO concluiu a etapa estadual da capacitação técnica-presencial. No mês de setembro, a região metropolitana de Campo Grande havia sediado as capacitações que trataram dos Programas de manutenção escolar do FNDE: o PDDE e suas ações integradas, o PNATE e o Caminho da Escola.

barra 1

Na primeira parte da semana os cursos foram realizados na cidade de Chapadão do Sul, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Arlindo Neckel e contou com a presença do Secretário de Educação e Cultura do município, Guerino Perius, que também cecampe.ead.unb.b presidente a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado (Undime-MS), a secretária-executiva da Educação do município, Maria Otilia Moreira dos Santos Balbino, o diretor de prestação de contas, Rone Edson e representando as Associações de Pais e Mestres - APMs do município, Abel Lemes de Freitas. Além dos dirigentes municipais, o gerente-geral da agência do Banco do Brasil, Matheus Oliveira e a gerente de relacionamento da agência, Cátia Alves, apresentaram aos presentes, as funcionalidades do cartão PDDE e o gerenciador financeiro para melhor controle dos recursos depositados nas contas do PDDE.

barra 1

Na abertura do evento, o presidente da Undime-MS ressaltou a importância do trabalho que o CECAMPE-CO vem desenvolvendo em apoio às escolas da região Centro-Oeste, particularmente no esclarecimento de dúvidas quanto ao uso dos saldos existentes nas contas depositadas no Banco do Brasil. O dirigente reiterou a necessidade das escolas utilizarem estes recursos, que são muito importantes para a melhoria da aprendizagem, principalmente neste momento pós-pandemia, em que a Undime-MS está mobilizada para recuperar a defasagem que se aprofundou durante a pandemia. Estiveram presentes no evento, além de representantes das escolas do município de Chapadão do Sul, gestores escolares de Paraíso das Águas, Maurilândia, Água Clara e Cassilândia.

Concluindo a jornada da semana, foi a vez do município de São Gabriel do Oeste, às margens da BR-163, próximo a divisa dos Estados do MS e do MT, sediar a capacitação para os gestores da educação básica pública. Realizado na sede da administração municipal, o curso contou também, com representantes do município de Rio Verde de Mato Grosso.

A Secretária municipal, Danielle Souza Emilian, do município de São Gabriel do Oeste, saudou a realização do encontro com gestores municipais e estaduais de educação, e ressaltou a importância do melhor uso dos recursos para contribuir com a elevação dos índices de aprendizagem dos estudantes do município.  O Banco do Brasil também esteve presente ao evento, esclarecendo dúvidas com relação ao uso do Cartão PDDE. Cida Queiroz, da área de governo da agência de Três Lagoas, e a gerente de relacionamento, Janete Justo, da agência local, esclareceram dúvidas entre os presentes sobre o uso do cartão PDDE e do gerenciador financeiro.

Por parte do CECAMPE-CO, os professores Remi Castioni e Adriana Melo, apresentaram os dados do PDDE e das ações integradas, enquanto o pesquisador, Clerismar Longo, demonstrou como os municípios podem melhor gerir os recursos do transporte escolar com o uso do Sistema Eletrônico do Transporte Escolar - SETE.

Os cursos do CECAMPE-CO prosseguem na próxima semana, entre os dias 3 e 4 de novembro no Estado de Goiás, na cidade de Luziânia, envolvendo as escolas que conformam a área do Entorno do Distrito Federal. Nos dias 23 e 24, a capacitação aos gestores das escolas públicas terá sua última edição na Região Centro-Oeste junto ao município de Minaçu, no extremo norte do Estado.

Inscrições pra os cursos presenciais no Estado de Goiás podem ser feitas em: cecampe.ead.unb.br